Qualquer morador pode e deve ter livre acesso a qualquer tipo de documento relacionado ao condomínio. Os documentos podem estar em poder do síndico, da administradora ou do contador. Mas como e para quem fazer essa solicitação?
O primeiro passo é procurar o síndico, pois mesmo que os documentos não estejam com ele, a responsabilidade por saber onde estão é dele. Ele saberá informar onde os documentos que você precisa estão.
O livre acesso à papelada do condomínio também inclui os documentos referentes à despesas que ainda não foram aprovadas em assembleia, como por exemplo orçamentos de novas reformas em áreas comuns.
Geralmente, a verificação desses documentos é feita com dia e hora marcada, justamente para que o morador possa ter tempo de ler e analisar todas as informações. Mas lembre-se: essa verificação não é uma prestação de contas individual, portanto, o síndico ou quem estiver sob posse dos documentos não tem obrigação de fornecer explicações.
E se você ficar em dúvida ou encontrar algo que não concorda? Neste caso, o condômino deverá esperar até a próxima reunião ou assembleia com os demais moradores presentes. A responsabilidade pela guarda dos documentos é do síndico, então não insista caso ele não permita que você leve os documentos pra casa. Faça suas conferências no local combinado com ele e deixe as dúvidas para a próxima reunião.
fonte: condlink