Dica de Decoração: Cortinas


Falar do uso de cortinas na decoração de uma casa é, além de utilidade, falar de bom gosto e conforto. Elas não são apenas objetos funcionais que barram a claridade indesejada vinda da janela. A cortina pode, e deve, ajudar a compor a decoração da sua casa.

Com variedade de materiais e tecnologias, a gente conta um pouquinho sobre esse universo e ajuda você a decidir qual tipo mais combina com você.

Vamos por partes!



Cortinas para quartos:

A principal função de um cortina para o quarto é de fato barrar a luz e a claridade excessiva do ambiente. Cá entre nós, não é todo mundo que gosta de acordar com a luz na cara todas as manhãs. As mais indicadas são as blackouts, também conhecidas como “corta luz”. Elas tem a capacidade de escurecer o ambiente completamente. Dificultam o acúmulo de poeira e são antialérgicas, fáceis de limpar e instalar.
cortina




Cortina para a sala:

A sala é mais democrática no que diz respeito à cortina. Se o seu estilo for mais moderno, um visual limpo e sem exageros é mais indicado. Para isso, a cortina Rollô com design limpo e opções de tecidos lisos e rústicos. A cortina Romana oferece aconchego e tecnologia, também com ampla variedade de tecidos é uma das opções mais versáteis.

   



Como calcular a medida da cortina:

Cortinas de janelas – o ideal é passar 15cm de cada lateral da janela e 15cm para cima e para baixo da janela também.
Cortinas para portas de varandas – se a porta abranger toda extensão da parede a cortina deve seguir a medida exata da porta. Caso sobre parede a regra segue igual aos 15cm da excedentes laterais.

Limpeza:

As cortinas merecem cuidado especial, porque os tecidos acumulam poeira, ácaros e bactérias. O ideal é a cada quinze dias aspirar a cortina com o bocal de escovar do aspirador. Dessa forma você retira o pó que se deposita ali no dia a dia. Duas vezes por ano lave-a completamente.

Quando a cortina tiver o black out, o ideal de limpeza para o dia a dia é utilizar pano úmido com sabão neutro só na superfície emborrachada.

Se ao invés de tecidos sua cortina for uma persiana, limpe as lâminas das persianas com um pano macio, também a cada quinze dias.

Dica útil:

Quer trocar de cortina e não sabe qual tecido escolher?

Confira a tabela de resistência de cada material ao sol:

Tecido – Poliéster - Resistência ao sol – Alta
Tecido – Acrílico - Resistência ao sol – Alta
Tecido – Viscose - Resistência ao sol – Média
Tecido – Linho - Resistência ao sol – Média
Tecido – Seda - Resistência ao sol – Baixa
Tecido – Lã - Resistência ao sol – Baixa
Tecido – Algodão - Resistência ao sol – Baixa

Fonte e imagens: Blog Ducati