Dicas para envolver as crianças na organização de casa


Organizar uma casa pode ser ainda mais agradável e ágil se pudermos contar com a ajuda de nossas crianças. Além da ajuda propriamente dita, estamos ensinando aos nossos filhos como cuidar e manter a nossa casa. Acredito que isso seja fundamental para o crescimento deles.  Ahhh, e não é só para as meninas, viu? Mamães, coloquem os filhos para ajudar também, assim, lá na frente, eles poderão ajudar suas esposas…

Sei que, muitas vezes, a solicitação de ajuda virá com caretas e até mesmo choro, mas podemos fazer com que este momento seja super agradável para todos os envolvidos.

1. Horário para ajuda: manhã

Acredito que as crianças em geral estão mais propensas a ajudar no início da manhã do que no final do dia, afinal, uma noite bem dormida traz uma energia incrível, né? Para as crianças, então, nem se fala…

2. Estabeleça um limite de tempo

Tem algo mais desagradável do que você saber que tem uma atividade para desenvolver e que ela pode se tornar sem fim? Muitas vezes, sinto isso quando preciso fazer uma faxina mais pesada em casa! Agora imagina isso na cabeça de uma criança?

Assim, para cada criança devemos definir um limite de tempo para a limpeza a ser desenvolvida. O tempo varia dependendo da natureza do trabalho e a idade da criança. Comece, por exemplo,  com 15 minutos para o mais novo. Você vai perceber que muitas vezes, eles vão querer continuar trabalhando após o tempo estabelecido inicialmente.

3. Expectativas dos pais

O objetivo de colocar os filhos para ajudar na limpeza e organização da casa é para que eles possam contribuir na manutenção das mesmas, ensinando-lhes habilidades práticas, além, claro, de desfrutar da companhia um do outro.

Assim, se uma pia não ficar bem limpinha, não fique desapontada. O importante é que a criança se empenhou ao máximo para que tudo ficasse do jeitinho que a mamãe pediu.

4. Coloque uma música alta

Limpar a casa, convenhamos, não é uma das coisas mais agradáveis para a gente, né? Imagina para uma criança?!? Então, para que tudo se torne uma atividade deliciosa, a música ajuda demais! Eu amo música e o Dudu também, então, quando preciso limpar os brinquedos dele (com ele!) sempre coloco uma música mais alta e tudo fica leve!

5. Escolha da atividade a ser realizada de acordo com a faixa etária

Existem atividades na limpeza e organização de casa que não podem ser realizadas por uma criança de 03 anos, por exemplo. Outras, no entanto, podem parecer bobas para outra de 09. Assim ao estabelecer a atividade de cada um, lembre-se da idade. Isso é fundamental para que a criança possa executá-la e se sentir alegre em fazer.

6. Faça uma demonstração de como o trabalho deve ser realizado

Antes de deixar que as crianças iniciem sua tarefa doméstica, caso nunca a tenham realizado, leve-as para o local e demonstre como deve ser feita.

Aqui uma dica montessoriana: não fale muito, apenas uma demonstração simples é suficiente. É melhor ganhar a atenção da criança e permitir-lhes ver o adulto fazendo o que elas irão fazer. Se falarmos, a carga de informação para a criança pode ser enorme e ela acabar se perdendo na hora da execução do trabalho.

Após você demonstrar como é para fazer – por exemplo, passar um pano no box do banheiro, peça para que a criança vá e realize a tarefa para que você possa verificar se ela realmente entendeu.

7. Dê autonomia para as crianças

Assim que tiver designado a tarefa, é necessário dar total autonomia para que a criança faça o seu trabalho. Não há nada mais desanimador para uma criança, um adulto chegar a ela, assumir a tarefa designada e ainda escutar “vou te mostrar como é a forma correta de fazer isso!”.

Aqui entra a dica sobre as expectativas dos pais, não se esqueça de que elas precisam ser realistas sobre como elas irão completar a tarefa. A finalidade é que as crianças aprendam a fazer as tarefas de forma adequada, mas que para isso aconteça, o tempo se faz necessário, afinal, não dá para limpar bem um chão, por exemplo, apenas com uma tentativa.

Podemos (aliás, devemos!) oferecer orientações e dicas sempre que necessário. Agora se não ficamos satisfeitos com a limpeza de uma janela, por exemplo, e sabemos que a criança deu o seu melhor, espere que a criança durma ou não esteja em casa, e refaça a limpeza. O importante aqui é que a criança não perceba a insatisfação com o trabalho que ela desenvolveu, ok?

8. Estimule e encoraje as crianças

Se o seu filho está arrumando a cama dele, diga “filho, parabéns, isso mesmo. Nunca vi uma cama tão bem arrumada como esta”. Ou se a filha está limpando o box do banheiro com uma carinha de desespero diga a ela que tem certeza de que tudo ficará impecavelmente limpo, afinal, ela tem condições para tanto.

Uma dica interessante, se o seu filho gosta de limpar as janelas, por exemplo, mostre a ele uma janela limpa por ele e uma outra que ainda não esteja, com isso, a comparação será inevitável, estimulando-o a continuar na limpeza das demais. Além disso, sempre diga o quanto sabe que eles se empenharam para que a casa ficasse limpa e arrumada.

9. Não pague pela tarefa de organizar e limpar a casa

As crianças geralmente recebem mesada dos pais, sem que esteja atrelada a qualquer atividade. Então, quando eles forem convocados para a limpeza e organização de casa, eles não devem receber qualquer quantia para isto! Afinal, como eles são membros da família, eles também precisam contribuir para a conservação e manutenção da casa.


Fonte: Alameda