Como abrir uma microempresa: passo-a-passo




Atualmente, muita gente se pergunta: como abrir uma microempresa? Afinal, nem todos nasceram para ser empregados de uma empresa. Algumas pessoas têm um perfil empreendedor tão presente que sua atuação profissional não pode ser outra senão estar à frente de um negócio próprio. Tudo surge de uma ideia e ela vai ganhando corpo ao longo do tempo, até que finalmente um negócio surge.  Mas, como abrir uma microempresa?

Abrir uma microempresa pode ser uma das mais importantes decisões de sua vida

Passo-a-passo de como abrir uma microempresa: 

Diferente do que muitos imaginam, o processo de abrir uma microempresa é bem simples.  Antes de tudo, visite o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – para tirar informações sobre o negócio desejado, se você deve abrir uma microempresa ou empresa de grande porte.

Uma das principais dicas para abrir uma microempresa é que primeiramente se faça um registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para fazer o registro é necessário juntar uma série de documentos pessoais, outros formulários e fichas. Outro passo necessário é a criação do CNPJ da sua empresa. Depois então, a nova organização jurídica irá contabilizar impostos e outros gastos. É nesta etapa que no site da Receita Federal você deverá indicar o ramo da empresa e o tipo de empresa.

Alvará de funcionamento para microempresa

Outra etapa importante para abrir uma microempresa é a obtenção do alvará para funcionamento. Após cadastrar o CNPJ será necessário obter o alvará na Prefeitura da sua cidade. Para conseguir este documento serão necessários os dados completos da empresa, cartão CNPJ e cópia de contrato social. As prefeituras disponibilizam formulários próprios para cada empresa e o departamento de fiscalização realiza uma visita prévia na empresa.

Próximo passo para abrir uma microempresa

O próximo passo para abrir uma microempresa consiste na obtenção da Inscrição Estadual. Para concluir esta etapa o empreendedor deverá comparecer à Secretaria Estadual da Fazenda. Alguns concluem a inscrição pela Internet. A Inscrição Estadual só é necessária para empresas que precisarão de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Uma vez estabelecida a microempresa, os próximos passos estão relacionados à escolha de um local, identidade visual e nome comercial da empresa. A contratação de funcionários também deve ser feita e com isso a empresa precisa ter um cadastro na Previdência Social. Tenha em mente que nos dois primeiros anos, o empreendedor fará muito mais investimentos do que propriamente lucro. Para isso, é preciso ter capital de giro para conseguir manter a empresa durante este período.


Plano de Negócios para abrir uma microempresa. Precisa?

Sim, precisa! É muito importante quando se pensa em abrir uma microempresa ter um plano de negócios para guiar os rumos da microempresa, bem como um plano de marketing que irá delinear como o produto ou serviço será vendido.

O Plano de Negócios para abrir uma microempresa, com previsões de ações de marketing, plano financeiro, estudo de concorrência, entre outros aspectos, também auxiliará na caracterização institucional da sua microempresa, tanto para o público interno quanto externo.

Agora, mãos a obra! Siga em frente em seu projeto de abrir sua microempresa. Por fim, não se esqueça de nossa recomendação inicial: procure ajuda do SEBRAE. Com certeza eles poderão encurtar alguns caminhos a serem percorridos na criação da sua microempresa. Sucesso nesta importante empreitada da sua vida!

Fonte: Kersaber