Sair da casa dos pais ou do lugar onde você cresceu é uma etapa muito importante na vida de qualquer pessoa! Nessa hora, chega a dúvida: dividir casa ou apartamento com alguém ou morar sozinho? Os dois têm suas vantagens e desvantagens…
Veja algumas dicas e itens que você vai precisar se preocupar antes de tomar sua decisão!
Morar sozinho quer dizer que você vai ter total liberdade para decorar, bagunçar e organizar do seu jeito, ter toda privacidade que deseja, mas também implica arcar com as despesas da casa sem ajuda. Antes de qualquer coisa é importante saber se seu salário/renda te possibilita esse desafio.
Móveis e alimentação
Além das contas fixas, é importante pensar na compra de móveis e eletrodomésticos básicos, como fogão, geladeira, cama, colchão, etc. Faça uma lista do que você vai precisar realmente nos primeiros meses e comece a pesquisar preços.
Mas lembre-se: não gaste mais do que um terço dos seus ganhos com moradia. Além do valor do aluguel, tenha em mente as contas fixas e mensais, como energia, água, condomínio (se for o caso), internet, gás e telefone. A sua alimentação deve ser tratada como prioridade também. Regule bem quanto você tem para gastar com refeições fora de casa e quanto você vai reservar para a feira da semana. Quando uma pessoa mora sozinha, a tentação de comer pode ser maior. Além disso, tem a conta de produtos de limpeza!
Agora, se acha que dividir apartamento ou casa com amigos ou parentes é uma opção, é bom lembrar que, além das contas de casa, vocês vão dividir todos os espaços. Sala, banheiro, cozinha e, caso não tenha outra opção, até mesmo quarto. Para evitar problemas, deve-se alinhar primeiramente com os colegas de casa como as regras vão funcionar em relação à limpeza, horário e pagamento das contas. Despesas em relação à comida também devem ser pré-definidas.
Escolhendo com quem morar
Muita gente tem a sorte de dividir um imóvel com pessoas amigas. Morar com alguém que você tem confiança e também liberdade para conversar e resolver problemas de convivência é excelente. Se este não for o seu caso, não fique triste, avalie bem o perfil da pessoa que vai morar com você e siga algumas regras para uma convivência tranquila. Antes de mais nada, procure escolher colegas que tenham personalidades e hábitos de vida compatíveis com os seus. Por exemplo, se você detestar o cheiro de fumaça de cigarro, provavelmente iria irritar-se com facilidade se morasse com fumantes. Se é uma pessoa avessa à badalações e vida noturna, terá problemas também se dividir sua moradia com alguém que gosta de uma farra e adora fazer festinhas em casa.
Claro que é impossível viver com pessoas exatamente iguais à você, mas quanto maior a semelhança no estilo de vida, menor a possibilidade de problemas.
Separando os alimentos
Seja sempre muito transparente com os valores das contas mensais, façam reuniões e busquem soluções para melhorar os hábitos em casa quando as contas estiverem ficando muito mais altas do que o esperado. Quanto às compras da casa, o ideal é dividir os valores por igual na hora de adquirir o material de uso comum, como os produtos de limpeza e os itens básicos de alimentação (verduras, carnes, arroz, feijão). O ideal é que as compras extras sejam feitas separadamente, para evitar que todos paguem por produtos mais caros ou que não são do interesse de todos.
Em ambos os casos é necessário escolher com cuidado a região do novo lar. Se a região que você procura for muito valorizada, coloque na ponta do lápis. Na hora de dividir as despesas com outros colegas, pode sair mais barato do que morar em um imóvel distante, tendo em vista que você também teria que arcar com o deslocamento. Por outro lado, se o local onde você pretende estudar ou trabalhar for muito isolado, com pouca oferta de comércio e serviços básicos próximos, o melhor é procurar outra região para morar. A despesa que você terá com o deslocamento diário será compensada por mais qualidade de vida.
Fonte: BlogSJ
Nós temos ofertas em vários bairros da cidade e estamos dispostos a te ajudar a escolher o imóvel ideal para você!
Acesse nosso site e escolha onde quer morar: