Foram registrados mais de 3 mil raios no início de 2015. Nesse período chuvoso que está chegando, é importante saber como evitar acidentes com essas descargas elétricas. Confiram os cuidados que precisam ser tomados para proteger a casa contra raios.
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
– Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica
– Evitar consertos de instalações elétricas
– Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada
– Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc
– Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos e, quando possível, desconectá-los das tomadas
– Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Durante a ocorrência de raios, forma-se uma sobretensão – tensão (“voltagem”) acima da normal, que se propaga pela rede elétrica da rua e pode chegar às residências. Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts (por exemplo, 5 mil volts ou até mais). É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica do imóvel e queimar os aparelhos que estejam conectados nas tomadas, independente de estarem funcionando ou não.
Ressarcimento de danos
A Coelce informa que, em caso de dano elétrico por problemas de fornecimento de energia, o cliente deve procurar a companhia em até 90 dias da data do dano, por meio das lojas de atendimento ou do telefone 0800.285.0196, atendendo aos seguintes requisitos:
– Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
– Informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;
– Relatar o problema apresentado;
– Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.
De acordo com a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como o art. 10 da Resolução 360/2009 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária responde, independente da existência de culpa, pelos danos elétricos causados a equipamentos instalados na unidade dos consumidores e a concessionária tem até 15 dias para responder o pleito do consumidor.
Proteger a casa contra raios é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança de todos.
Fonte: Blog SJ